Alergia produzida por tatuagens

|

A hipersensibilidade a pigmentos vermelhos é muito comum, especialmente os que contem sulfureto de mercúrio. A foto à esquerda mostra uma tatuagem realizada com tinta vermelha na perna de um homem com 40 anos de idade. A alergia apareceu quatro meses depois de feita a tatuagem, apresentando prurido intratável na região. O tratamento com laser e corticóides tópicos e intralesionais não surgiram efeitos.
A biopsia estudada com pele ressecada (Foto à direita) revelou histologia com reação inflamatória intensa e crônica no pigmento da tatuagem, caracterizada por uma hiperplasia epidérmica moderada e irregular, marcada com fibrose dérmica, e um denso infiltrado de linfócitos e histiocitos rodeando a zona granular (pigmento vermelho refringente). Outra área, quase desprovida de inflamação e fibrose, apenas mostra um pigmento preto granular entre as fibras de colágeno da derme superficial.
Os tatuadores conhecem as complicações produzidas pelas tatuagens, incluindo as reações alérgicas, infecções, inoculação de verrugas e cicatrizes.
Devido a essa falha, o tratamento alternativo, dado a persistência dos sintomas, seria uma reparação com enxerto de pele do próprio paciente.


Publicado por The New England Journal of Medicine em 02 de Julho de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Centermed | Template Blue by TNB