Eficácia da vacina de HPV – 16/18 ASO4

|


Estudos publicados online pelo Jornal The Lancet, após terem concluído uma análise de um estudo com mulheres jovens, escolhidas aleatoriamente, comprovam a eficácia da vacina de HPV – 16/18 ASO4 – contra a infecção cervical e lesões pré-câncer causado por oncogenes de diferentes tipos de HPV.

A vacina contra o vírus HPV (papilomavírus humanos) - 16/18 AS04 é imunogênica, freqüentemente muito bem tolerada e efetiva contra infecção dada por HPV-16 ou HPV-18, e também se vê associada contra lesões pré-cancerígenas em pacientes analisados na fase III.
Foram estudadas diferentes mulheres durante 34,9 meses depois da terceira dose da vacina. A eficácia da vacina contra neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) de grau 2 está associada com o HPV-16/18 em 92,9%.
A vacina foi eficiente, reduzindo consideravelemte os casos de NIC grau 2, concluindo que são resultados suficientes e relevantes para uma vacinação em massa da população e uma maior participação dos programas preventivos.

The Lancet, Early Online Publication, 7 July 2009
http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(09)61248-4/fulltext

O HPV é da família Papilomaviridae e abrangem mais de 200 subtipos. A maioria produz verrugas pelo corpo (90% causadas pelos tipos 6 e 11), porém aproximadamente 20 a 30 tipos se alojam na área genital. O HPV-16 e o HPV-18 estão diretamente relacionados com o câncer de colo uterino (em 70% dos casos).
O vírus é sexualmente transmissível e pode ser encontrado vivo em roupas íntimas, sabonetes, objetos, instrumentos médicos e até nas mãos, o que explica a possibilidade de contraí-lo mesmo em relações sexuais com preservativo.
A infecção pode apresentar-se assintomática, porém quando se revelam sintomas podem aparecer coceira e irritação, na fase inicial e verrugas genitais, que podem sangrar.
Embora milhões de pessoas adquiram infecção por HPV todos os anos, raramente há evolução para o câncer.

Eficácia da vacina para:
*Câncer do colo do útero
*Câncer da vulva/vagina
*Displasia do colo do útero
*Verrugas genitais


A vacina está indicada para prevenção em meninas e mulheres jovens de 09 a 26 anos de idade com o esquema de 03 doses. A vacina não tem indicação para nenhum tipo de tratamento de verrugas genitais, câncer cervical, vulvar, vaginal, NIC.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Centermed | Template Blue by TNB